terça-feira, 2 de agosto de 2022

Sinais de burnout

Não sei se já ouviram falar da sindrome de burnout. Pelo que tenho lido, diz que é uma resposta do ser humano ao stress crónico no trabalho. Esta doença não se limita ao período de stress em si, mas à perda da capacidade de lidar com a tensão no trabalho, levando a um cansaço permanente e a uma produtividade muito reduzida, quando não eliminada na totalidade. 

Hoje quero partilhar com vocês um artigo da Seresco, empresa tecnológica especializada em Portugal em outsourcing em processamento salarial e gestão administrativa de Recursos Humanos, que achei interessante. São algumas dicas para ajudar a reconhecer os sinais de burnout nos trabalhadores:

Quatro sinais de alerta

- Ser excessivamente emocional. A montanha-russa de emoções e sentimentos; a perda de paciência, com tudo e com todos ao redor; o choro sem razão aparente e o exagero nas reações a problemas ou situações diárias.

- Esquecimento ou dificuldade de concentração. Esquecer conversas, ações, tarefas se estão feitas ou não, dificuldade em focar a atenção em reuniões ou conversas e o dispersar da atenção sem memória do que foi tratado.

- Perder a alegria e a vontade de fazer coisas. As idas para o trabalho, ou desde casa, as tarefas a executar, as saídas para almoçar ou jantar, ou um simples passeio no fim-de-semana, passam a parecer tarefas muito extenuantes e perde-se a motivação e vontade de as fazer.

- Sentimento de exaustão permanente. Mental, física e emocionalmente. O sono fica alterado e apesar do sentimento de exaustão, existe irregularidade no sono e insónias.


Formas de evitar o burnout para os seus colaboradores e para si

- Defina o horário de trabalho e respeite-o. Incentive os funcionários a definir horários de trabalho específicos, que se apliquem ao trabalho no escritório e remotamente em casa e respeite-os, ou seja, não envie mensagens não urgentes fora de horas. Vá mais longe e recomende aos seus colaboradores uma zona livre de dispositivos em casa, para usufruir enquanto estiver com a família. O nosso cérebro necessita de cerca de 20 minutos para se reorientar após uma interrupção e o som de mensagens do telemóvel, pode ser qualificado como interrupção. Crie oportunidades diárias para o cérebro não estar ligado.

- Estabeleça um período de folga. Certifique-se de que cada um dos seus funcionários tenha um verdadeiro dia de folga. Seja generoso com os dias de férias - isso inclui domingos! Certifique-se de que eles saibam que está tudo bem em desativarem todas as notificações e, até mesmo, os seus dispositivos durante o tempo de inatividade. Apoie-os na construção de sistemas e equipas bem coordenadas, que permitam que se desconectem sem se sentirem culpados ou insubstituíveis.

- Permita um agendamento flexível. Permita que os funcionários definam um cronograma que funcione com o seu estilo de vida. Funcionários com filhos precisam de horários diferentes daqueles que não têm filhos pequenos para cuidar. É claro que o telefone do escritório precisa ser atendido, mas certifique-se de que a sua equipa possa flexibilizar o tempo no escritório e em casa conforme necessário.

- Seja claro. A falta de comunicação é tão frustrante quanto a má comunicação ou excessiva. Aprenda o estilo de comunicação que a sua equipa melhor recebe e necessita e use-o sempre que possível. Seja consistente e desenvolva a confiança da sua equipa para que saibam exatamente o que pretende comunicar, sem questões dúbias. Seja conhecido como bom ouvinte, também. Na comunicação, ouvir é tão importante quanto falar.

- Delegue responsabilidade e reconhecimento. Agende reuniões individuais regulares com colaboradores. Ajude-os a criar metas que os ajudarão a crescer na empresa e com a empresa, e a celebrarem esses objetivos quando os alcançam. Certifique-se de que os seus colaboradores saibam que está do lado deles, e que o seu sucesso profissional e pessoal é valorizado pela empresa.

- Equipe a sua equipa. Certifique-se de que a sua equipa tem o que precisa para realizar o trabalho. Tecnologia arcaica, equipamentos obsoletos apenas retardam o processo de realização do trabalho, deixando a sua equipa frustrada e o seu tempo e capacidades subaproveitados. Pergunte aos colaboradores o que precisam para otimizar o trabalho e forneça o máximo de suporte possível.

- Crie um ambiente positivo. Trone o local de trabalho divertido. Isso será diferente em cada organização: celebre aniversários e marcos com uma festa, proporcione momentos de networking, eventos de kickoff, entre outros.


E por hoje é isto. Espero que vos tenha sido útil! 

13 comentários:

  1. Um bom documento Isa
    que alertar é bom *.~`)))

    Bom e belo dia com alegria, beijinhos.

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  2. Já ouvi falar e é sempre bom estar atenta!
    Bom artigo.

    Bom dia.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

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  3. Já estive lá quase até que fui de férias. Não é fácil...

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  4. Belo alerta ,bem importante prestar atenção! beijos, chica

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  5. muito interessante essas dicas, adorei a postagem

    beijo
    A mina de fé

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  6. Muito interessante, Isa!

    www.amarcadamarta.pt

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  7. Que não me lembro de já ter ouvido falar, mas adorei a sua partilha
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

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  8. É mesmo importante estarmos atentos aos sinais. A nossa saúde agradece

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  9. Que post maravilhoso, atentando demais a algo que as vezes deixamos passar despercebido

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

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  10. Macau tem a mais elevada taxa de suicídios de sempre

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  11. Bem interessante esse artigo...
    https://www.blogdamari.com.br/

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  12. Ou quem seja cuidador de alguém... está sujeito a sintomas bem idênticos...
    Posso dizer que conheço muito bem os sintomas...
    Excelente post, Isa! Beijinhos
    Ana

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