terça-feira, 12 de julho de 2022

Dicas para proteger a casa durante as férias

Chegou o verão, a época que muitos portugueses escolhem para tirar as merecidas férias depois de um ano de trabalho. É precisamente durante as férias qua as habitações ficam sozinhas, por longos períodos, e esta é uma época propicia para os amigos do alheio atacarem. Pelo li nas notícias as participações criminais aumentaram em 2021. Dessas participações criminais, 50,2% são crimes contra o património e o furto a residências com arrombamento, escalamento ou chaves falsas é de 5,6%.

Por isso hoje quero partilhar com vocês um artigo da Cops, Companhia Operacional de Segurança privada portuguesa que nos dá dicas para proteger a casa durante as férias:

1 - As redes sociais são dos maiores fenómenos dos últimos anos, mas com elas trazem também muitos perigos, daí que o primeiro conselho seja: não publicar informações das férias nas redes sociais. Não refira que irá de férias, mesmo que seja bastante tentador, pois ao fazê-lo estará a anunciar a sua ausência a um potencial ladrão que siga o mundo digital.

2 - O segundo ponto trata de um "check-up" às fechaduras e isto é algo que poderá fazer assim que terminar de ler este artigo, pois ao verificar a fechadura estará a reforçar a segurança da sua casa quando estiver fora.

3 - O próximo conselho vem no seguimento do acima referido, isto é, feche sempre a porta à chave, seja do seu imóvel, como do seu carro que poderá deixar na rua ou até mesmo no quintal dentro dos portões. 

4 - Ainda sobre o carro peça a uma pessoa próxima que o vá mudando de local, de modo a não estar sempre parado no mesmo sítio. A ideia é fazer com que o assaltante pense que está em casa ou pelo menos nas redondezas.

5 - Deixar objetos de valor visíveis do exterior da casa é um chamariz para os ladrões e aumenta, sem qualquer dúvida, o interesse de um potencial assaltante. Tente esconder ao máximo os seus pertences mais valiosos.

6 - Antes de sair de casa para as suas tão desejadas férias, não se esqueça de fazer uma ronda pela casa e verificar que todas as portas e janelas estão minuciosamente encerradas.

7 - É igualmente importante fazer com que o assaltante ache que a casa está habitada. Para isso, funcionaria um sistema automático que acenda as luzes durante a noite e, também, durante o período diurno.

8 - Outro ponto que poderá dissuadir quaisquer malfeitores será desviar as chamadas do telefone fixo para o telemóvel, pois a ausência de resposta pode significar a ausência de pessoas.

9 - Evite ter uma rotina fixa de horários de entrada e chegada a casa, de modo a evitar a monitorização dos seus hábitos.

10 - É importante assegurar que haja uma fonte de luminosidade exterior em frente à casa.

11 - Um sistema de alarme ou videovigilância fará com que muitos assaltantes pensem duas vezes antes de tentarem o que quer que seja. Não se esqueça de o acionar quando sair para férias e garanta que o mesmo só possa ser desligado de dentro de casa.

12 - Em caso de ausência prolongada, peça a um vizinho de confiança ou a uma pessoas próxima de si que vá a sua casa e mostre sinais de utilização do imóvel, abertura de persianas durante o dia, luzes acesas, etc

13 - Caso as suas janelas sejam de fácil acesso, recomendamos que recorram a dobradiças bem cravadas e invisíveis do exterior, assim como fechaduras interiores.

14 - Avise autoridades da sua área de residência que estará ausente, de modo a que haja uma possível tendência de maior patrulha nessa zona do concelho.

15 - Peça a um vizinho que recolha a sua correspondência. Caixa do correio cheia é sinal de ausência.

16 - Um cão de grande porte ajuda a dissuadir os amigos do alheio ou, caso não tenha essa possibilidade, basta uma placa de aviso "Cuidado com o cão" que já ajuda a implementar a dúvida.

17 - Apare o seu jardim antes de sair. Um arbusto de grandes dimensões pode ser o esconderijo perfeito.

18 - Aplique sensores de movimento na zona exterior da casa.

19 - Na eventualidade de o ladrão conseguir, efetivamente, entrar em sua casa, dificulte ainda mais a sua tarefa ao guardar os pertences mais valiosos num cofre ou até em casa de um parente. 

20 - Mais uma vez, e porque já passámos para a fase do ladrão dentro de portas tire os números de série de todos os seus equipamentos eletrónicos mais valiosos. Isto fará com que seja mais fácil rastrear o aparelho em caso de furto.


E por hoje é isto! Espero que vos tenha sido útil e se for o caso tenham umas boas férias!


11 comentários:

  1. Dicas muito úteis. Adorei essa postagem!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  2. Todo o cuidado é pouco Isa ´.~`)

    Boa e bela tarde e parabéns ao que li, beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Dicas muito importantes, gostei!
    Todo cuidado é pouco!

    Ane
    De Outro Mundo

    ResponderEliminar
  4. Acaba por ser uma boa dica para seguir
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Dicas valiosíssimas e muito importante
    beijos ♥ blog | insta

    ResponderEliminar
  6. Os meus pais têm um contrato com a Securitas.
    E nós no Porto temos segurança do condomínio

    ResponderEliminar
  7. These are all great tips!
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.c

    ResponderEliminar
  8. Dicas super uteis, principalmente para esta altura!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar