segunda-feira, 27 de junho de 2022

Dicas para tornar o smartphone mais rápido

Hoje em dia já não vivemos sem smartphone. Ou porque precisamos dele para o trabalho, ou porque o usamos simplesmente como diversão, o certo é que, passamos muitas horas por dia com este acessório que no fundo veio mudar a forma como nos relacionamos com as pessoas. Mas com o passar do tempo, com tanta informação que vamos guardando, com muitas apps descarregadas, ou por falta de atualização, também, os smartphones começam a ficar lentos. A pensar nisso vou partilhar com vocês um artigo, da SPC, que nos dá algumas dicas para tornar o smartphone mais rápido.

Ora vejam:

1 - Comece sempre pelo início....reinicie!

Muitas vezes esquecemo-nos de que o telemóvel também precisa, como qualquer dispositivo eletrónico, de reiniciar o seu sistema. Carregamos o smartphone mas convém de vez em quando reinicia-lo. Quando ocorre este procedimento o dispositivo faz um reset âs apps abertas, à sua cache e memória, que acaba por tornar o sistemas mais lento.

2 - Desligue as animações do dispositivo

As animações de fundo de ecrã ou de transição de apps, podem deixar o seu dispositivo muito mais lento, dificultando o seu uso diário e, por isso, basta desligar ou reduzir o número de animações, nas configurações do seu dispositivo, para ter um smartphone mais rápido, As animações ocupam recursos do seu dispositivo e memória RAM e quantas menos tiver ativas, mais rápido será o seu sistema a responder às suas necessidades diárias.

3 - Garanta espaço livre no seu smartphone

Verifique o espaço usado em apps e ficheiros e aproveite para eliminar as apps que não usa há muito tempo, e principalmente as que usam funções em segundo plano. Faça-o regularmente e elimine ou desinstale a app, garantindo que após fazê-lo reinicia o dispositivo para eliminar os dados. Também os ficheiros que descarregou num determinado momento, mas que já não são necessários como bilhetes de concertos ou exposições em pdf, uma apresentação de trabalho, vídeos partilhados ou fotografias, Veja o espaço ocupado e elimine o que não usa há mais de 3 meses, fazendo sempre um backup prévio, guardando em cartões SD ou até na cloud.

4 - Adote boas práticas

Uma ação que deve habituar-se a fazer regularmente, após o uso de várias apps no seu smartphone é encerrá-las. Isso por si só libertará espaço RAM e tornará o dispositivo mais rápido, uma vez que as apps também gastam bateria contribuindo para a maior lentidão do dispositivo. À medida que usamos o nosso smartphone temos a tendência de abrir a app de e-mail, de facebook, de instagram ou linkdin, o snapchat ou app do tempo, ou ainda a app do home banking. Pois usou? Então feche. No final da utilização não deixe em segundo plano, feche-a.

5 - Fique atento à segurança

Tal como acontece com qualquer dispositivo eletrónico, os ataques de malware causam lentidão nos sistemas onde penetram. Também no seu smartphone deverá confirmar a possibilidade de reforçar a segurança através de um antivírus, para que não instale, sem querer, algum malware indesejado, após visitar algum site ou clicar em algum link dúbio.


Espero que vos tenham sido úteis estas dicas!


13 comentários:

  1. Bim dia Isa,
    Dicas preciosas. Obrigada.
    Beijinhos e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  2. Foram bastante uteis.
    Obrigado pela dica de informação publica

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelas dicas.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Excelentes dicas.
    Obrigado pela partilha
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. E o mais importante é não deixar a bateria drenar até ao fim! Estas baterias de há uns anos para cá não podem ficar drenadas. Nunca devem ir abaixo dos 30% de carga! Bjs

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante!
    Boa Tarde. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu preciso mesmo é de um novo :P

    Boa semana

    ResponderEliminar
  8. Que acaba por ser umas boas dicas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  9. Olá, Isa,

    Achei as dicas úteis, obrigada pela partilha!

    Beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pelas dicas, Isa, são ótimas!

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde.
    Agradeço as dicas.
    Boa semana com paz.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar