quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Como eliminar a caspa na barba

Diz que fatores como o frio, a má alimentação e o stress são responsáveis pela caspa na barba, que pode causar comichão e irritação na pele. Por isso uma boa rotina de higiene, com produtos específicos para cuidar, hidratar e esfoliar a barba e a cara, são fundamentais para evitar este problema. Estava a ler um artigo da Atida / Mifarma que vou partilhar com vocês. São alguns conselhos para evitar o aparecimento de caspa na barba:

Por que aparece caspa na barba?

A transpiração excessiva ou alguma tendência genética podem facilitar o aparecimento de caspa na barba, mas há outros fatores importantes a ter em conta:

1 - Má alimentação e stress. Não consumir as vitaminas e minerais necessários, não descansar o suficiente e passar por momentos de grande stress são fatores que tornam os pelos mais frágeis e menos saudáveis, podendo ser a causa da caspa e também de problemas de queda da barba.

2 - Presença de um fungo. A malassezia furtur é um microrganismo que vive na superfície da derme e existe em maior concentração no rosto e couro cabeludo, onde se pode alimentar melhor do sebo. Embora à priori possa não ser um problema, quando se produz demasiado depressa faz aumentar os ácidos gordos na pele e, em consequência, a comichão e sua excessiva descamação. Tal resulta no desprendimento de flocos de pele mortos, conhecidos como caspa.

3 - Frio. É habitual que a caspa apareça durante os meses mais frios do ano, pois as baixas temperaturas exercem um efeito vasoconstritor que torna a pele mais seca. Assim sendo, é necessário aumentar a sua hidratação nesta época.

4 - Utilização de cosméticos inadequados. Utilizar cosméticos que não sejam próprios para o rosto e barba também aumentam a probabilidade de aparecer caspa. Não é recomendável lavar a barba com o mesmo champô que utilizamos para o cabelo, por exemplo, porque é um produto bastante agressivo e pode alterar as caraterística naturais da derme facial.


Como eliminar a caspa da barba

Para eliminar a caspa da barba, a primeira coisa que é necessário é.... paciência. O tratamento passa pelo reequilíbrio da derme, e o tempo estimado para notar resultados varia entre três e quatro semanas.

Para que esta condição desapareça definitivamente, é necessário estabelecer uma nova rotina de cuidados, onde a esfoliação e a hidratação são essenciais. Alguns dos passos recomendados:

- Lavar a barba com champô adequado. A pele do rosto é muito delicada, por isso é essencial utilizar um champô próprio para o rosto e barba. É também importante lavar bem e enxaguar melhor ainda, para evitar resíduos de champô que podem causar caspa e comichão. Recomenda-se esta lavagem específica duas a três vezes por semana.

- Aplicar um condicionador ou sérum. A barba pode ser suavizada com um amaciador ou um sérum próprios, de maneira a acrescentar fragrância e hidratação.

- Esfoliar o rosto. Antes da lavagem, a barba deve ser penteada para remover o pelo morto e os restos de derme, o que a tornará mais maleável. No entanto, caso seja mais indomável ou tenha pelos encravados, sugere-se a utilização de loções que ajudem a realizar uma boa esfoliação.

- Não esquecer óleo. Para manter a barba hidratada é essencial utilizar óleos que ajudem a cuidá-la e controlá-la. O óleo essencial de madeira de cedro, por exemplo, nutre a pele e alivia imediatamente a sensação de comichão. Para além disso, fortalece e suaviza os pelos faciais.

- Manter uma alimentação saudável. Uma alimentação equilibrada e com alimentos ricos em vitamina A, C e E (como batata-doce, cenoura, leite e ovos) promove a produção de óleo, que mantém a pele naturalmente hidratada.

- Praticar exercício físico. O exercício tem um papel essencial na nossa saúde e no controlo dos níveis de stress, mas também é muito importante para a pele e barba. Para além de ser um excelente regulador de hormonas, estimula a produção de sebo e a regeneração da pele, aumenta o fluxo sanguíneo e promove a distribuição adequada dos nutrientes. Alguns suplementos, como os de vinagre de maçã, também podem ajudar a reforçar a nossa energia e saúde.

E por hoje é isto. Espero que, esta informação, vos tenha sido útil!


14 comentários:

  1. É verdade, Isa!
    Boas dicas para os meninos que são barbudos.

    Boa quinta-feira
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nem sabia que era possível, apesar de fazer sentido.

    ResponderEliminar
  3. Decerto muito útil para quem tem barba.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  4. eu nao gosto mas nao gosto nada da barba mas sou eu claro bjs saude

    ResponderEliminar
  5. Uma publicação super útil, que irei encaminhar aqui, para o meu mais que tudo... que faz a barba todos os dias...
    Excelentes dicas, Isa! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Muito útil a informação.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que é mais um post bastante bom mesmo, gostei
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  8. Dicas que acredito serem extremamente úteis!

    ResponderEliminar
  9. Desconhecia este problema na barba!
    Artigo muito útil para quem precise.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Não fazia ideia! Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  11. Interessante, boas dicas!

    Ane
    De Outro Mundo
    😘🌺

    ResponderEliminar
  12. Felizmente não tenho esse problema.
    Bfds

    ResponderEliminar