quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Como usar retinol

No mundo da cosmética diz-se que o retinol é considerado um dos ingredientes anti-idade mais poderosos no processo de renovação da pele. Eu já usei e o resultado não foi dos melhores. A minha pele é muito sensível e reativa talvez por isso não tenha corrido bem. Vocês sabem como usar retinol? A vossa pele tolera bem produtos com retinol?

Pelo que tenho lido é preciso ter alguns cuidados quando usamos produtos com retinol. Vou partilhar com vocês um artigo da Atida / Mifarma que nos dá alguns conselhos para usar retinol:

1 - Por ser um ativo muito potente, recomenda-se uma utilização progressiva. Um dos segredos é começar com uma concentração de retinol puro que varie entre os 0,05% e os 0,2%.

2 - Optar por fórmulas como o Sérum de Retinol Anti-idade, cujo ingrediente principal é a vitamina A em forma de retinol, um dos derivados mais suaves para a pele e cuja concentração de 0,3% é ideal para peles principiantes (equivale a 0,16% de retinol puro).

3 - Assegure-se que a pele tolera bem o retinol. Para tal, recomenda-se a utilização em noites alternadas durante as primeiras duas semanas.

4 - Não devem ser utilizados produtos com altas concentrações de retinol sem a aprovação prévia de um profissional de saúde.

5 - É preferível começar a utilizar o retinol numa altura do ano em que o sol não seja muito forte. Deve introduzir-se o produto nas rotinas de noite, uma vez que renova as camadas da pele. Se for utilizado durante o dia, é obrigatório utilizar protetor solar, visto que a pele está mais exposta

6 - Aconselha-se a não utilizar séruns com retinol na zona do contorno dos olhos, para evitar possíveis irritações; exceto se se tratar de um produto concebido para esse fim.


Depois destes conselhos estou, noavamente, tentada a experimentar produtos com retinol. Quando usei, por falta de aconselhamento, não tive nenhum cuidado especial e a coisa não correu bem.


20 comentários:

  1. Eu não concordo como uso destes produtos altamente perigosos e cancerígenos. Anti-idade? Nada como óleo de rosa mosqueta. Mais vale investir em produtos bons, do que queimar dinheiro em produtos de lixo! Esta é a minha opinião! Bjs

    ResponderEliminar
  2. Na minha pele só uso água, gel de banho, creme de barbear, álcool, afta shave.
    .
    Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia completamente e como não acredito em milagres, vou-me contentando com o meu hidratantezinho diário... :)

    ResponderEliminar
  4. Eu não conhecia este produto, Isa.
    Pelo texto que nos facultou vejo que
    há que ter alguns cuidados, sendo, no
    entanto, o resultado positivo se a
    pele o tolerar bem.
    Obrigada.
    Beijo
    Olinda

    ResponderEliminar
  5. Nunca me preocupei com a idade nem com as suas consequências naturais.

    Boa tarde :)

    ResponderEliminar
  6. Esse produto não conheço!
    Uso apenas creme de hidratação, envelhecer faz parte da vida e as marcas faz parte da beleza da idade 😄😄😘🌹

    ResponderEliminar
  7. Nunca usei nenhum produto com retinol! Obrigada pela dica!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  8. Acho que nunca usei produtos com retinol. Obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
  9. Eu não me lembro de ter usados produtos com esse ativo, mas é sempre bom usar por recomendação da dermatologista para não ter reações!
    Gostei muito das dicas!
    Beijos ♥
    www.silalmeida.com

    ResponderEliminar
  10. Que sim, posso dizer que adorei cada uma das tuas dicas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Não tenho produtos com retinol, mas vou ficar atenta.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
  12. Fui a dermatologista e ela me receitou, estou na terceira semana, é para usar um mês e voltar na consulta.
    Estou descamando kkkk
    e as vezes aparece um vermelhidão , mas bem pouco.
    bjsssssssss

    ResponderEliminar
  13. Oii, que dicas legais, vou até anotar para esquecer.
    Bjs
    https://versosquecolori.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar
  14. Great tips! It is best to use retinol at night as it makes the skin more sensitive to light.
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderEliminar
  15. Tenho apenas numa face uma ligeira rosácea... tenho por isso, algum receio de certos produtos, já que passa muito despercebida... e não quero "despertá-la"...
    Confesso que nunca usei produtos à base de retinol, mas gostei de ficar a par destas novidades, que desconhecia...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar