terça-feira, 14 de setembro de 2021

Dicas para criar o melhor ambiente de estudo em casa

Com o regresso às aulas é preciso mudar rotinas, organizar e adequar espaços para o estudo. Um ambiente de estudo adequado pode ser uma, grande, ajuda para  os estudantes aí de casa  alcançarem o sucesso. Estava, aqui, a ler um artigo da SPC  que, achei interessante e, vou partilhar com vocês.

São algumas dicas para criar o melhor ambiente de estudo em casa:

1 - Ter um local dedicado ao estudo é importante

O primeiro passo para criar o espaço de estudo do seu filho é escolher um local confortável. Este pode ser um escritório, uma secretária no seu quarto, ou uma cadeia na cozinha. A parte importante é escolher uma área com interrupções mínimas - um espaço tranquilo e relaxante onde a criança se possa concentrar. Ao dedicar uma área específica ao estudo, estará a treinar o cérebro do seu filho para se concentrar exclusivamente nessa tarefa. Nesse local, garanta que ele tem tudo aquilo de que precisa, como um tablet para as pesquisas.

2 - O descanso e bem estar devem ser uma prioridade

O regresso à rotina pode ser complicado, mas existem alguns truques para que os estudantes possam relaxar à noite, para poderem descansar e recarregar baterias para o dia seguinte. Deixe o seu filho colocar uma música relaxante ou ouvir o seu podcast preferido num rádio despertador antes de dormir, e usá-lo também para acordar com tempo suficiente para que possa tomar o pequeno-almoço descansado e estudar com toda a energia que o seu organismo precisa.


3 - Auriculares podem ajudar a abstrair-se de tudo o resto

Nem todos os estudantes podem fechar a porta e ter um silêncio total enquanto fazem os seus trabalhos de casa ou estudam. Pode haver barulho dos familiares no resto da casa, ou mesmo proveniente do trânsito que passa na rua. A abstração do resto do mundo no momento de estudar é essencial para que esse tempo seja aproveitado ao máximo. Incentive o seu filho a pegar nuns auriculares - se forem wireless, nem terá os fios a atrapalhar! - e colocar mãos à obra, ouvir musicas calmas enquanto revê as notas, ou optar por alguma música mais mexida quando é preciso inspiração para despachar trabalhos.


4 - A iluminação do espaço é um fator chave

Passar horas a estudar, a pesquisar informações no tablet ou a olhar para o ecrã do smartphone pode cansar os olhos, fazendo com que o seu filho se sinta mais cansado. Para reduzir esse efeito, certifique-se de que o espaço de estudo te uma iluminação adequada. As lâmpadas inteligentes podem adaptar-se às necessidades da criança ou do jovem à medida que as horas de estudo avançam, oferecendo mais ou menos intensidade de iluminação sob a sua ordem. Isto é especialmente importante se a criança estiver a estudar depois do jantar ou de manhã cedo. Sentir-se-á mais desperta e concentrada com a iluminação adequada, e é provável que seja mais produtiva.


5 - Sessões de estudo planeadas são mais produtivas

É importante estruturar os momentos de estudo, em que o foco está destinado a uma certa matéria ou aos trabalhos de casa para o dia seguinte e as possíveis distrações - irmãos mais novos, televisão, smartphone - estão afastadas de forma a não perturbar. Claro que é igualmente importante fazer pausas durante esse tempo, para descansar a mente e prepará-la para receber mais informação. Acima de tudo, defina com o seu filho a rotina que melhor resultado tem para ele, e qual a melhor parte do dia em que é mais produtivo, também dependendo do seu horário escolar - enquanto há crianças que são mais produtivas depois do jantar, outras preferem acordar mais cedo para estudar.


6 - Adicionar o "fator motivação" ao estudo pode ajudar

O que é que motiva uma criança a estudar? O que pode levar o seu filho a querer conquistar o mundo? Capture a essência dessa motivação - em fotografias, cartazes, notas post-it, etc, - e coloque tudo em exibição na área de estudo. E isso pode ser, por exemplo, a profissão que a criança ambiciona ter, entre muitas outras ideias. Deixe que essas palavras ou imagens sejam um lembrete constante  para o seu filho dos seus objetivos, motivando-o e inspirando-o quando tem dificuldades em passar uma semana difícil.


E por hoje é isto! Espero que vos tenha sido útil. 


15 comentários:

  1. Ótimas dicas,necessárias! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. eu acho que ter um cantinho próprio para estudo motiva bem mais
    ótimas dicas

    beijo
    A mina de fé

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Amei demais as dicas e adicionar o fator motivação é essencial para melhor desempenho mesmo que seja dificil no começo.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Bastante importante esta publicação. Para um trabalho confortável (em casa)
    .
    Desejo ler calmamente para quem não sente ...
    .
    Beijo, e um dia feliz.

    ResponderEliminar
  5. Muito útil como sempre!!

    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  6. Não é mesmo que tens aí umas boas dicas para seguir
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Uma boa opção para ter um lugar ideal para estudar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Uma boa dica para criar um ambiente, minha filha adora ter seu próprio espaço pra estudar.

    Votos de uma linda noite, Isa.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. No escritório, com o meu passarinho ao lado a não deixar ninguém sossegado :)))

    ResponderEliminar
  10. Excelentes dicas, Isa!
    Beijinhos
    Valéria

    ResponderEliminar
  11. Dicas preciosas, neste retorno às rotinas, pós férias! Gostei imenso do post!
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar