segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Cinco mitos na utilização da bateria do smartphone

Não sei quais o principais fatores que são importantes para vocês na hora de comprar um smartphone. Para mim há dois aspetos muito importantes: Ter uma bateria com grande autonomia e poder tirar boas fotos. Em relação à bateria há vários mitos que acabamos por ter  como certos e muitas vezes não é bem assim. 

Vou partilhar com vocês um artigo da Wiko fala de cinco mitos na utilização da bateria do smartphone em que provavelmente acreditamos e mostra-nos o porquê de não serem verdade. Então são estes os cinco mitos na utilização da bateria do smartphone:

1 - Deixar a bateria a carregar durante a noite vai sobrecarregá-la: errado! 

Um dos maiores mitos é que se deixares a bateria a carregar durante a noite, esta vai sobrecarregar. embora tal pudesse ser verdade há alguns anos, a verdade é que, hoje em dia, os smartphones utilizam utilizam baterias de iões de lítio, que são suficientemente inteligentes para regular a sua gestão de energia. Quando se liga um smartphone a uma carregador, este para de carregar assim que atinge 100%, pelo que não precisas de te preocupar com "sobrecarga".

2 - Não deves usar o smartphone enquanto está a carregar: errado!

Não há perigo em utilizares o teu smartphone enquanto está a carregar, no entanto, se o teu smartphone estiver excessivamente quente (enquanto está a carregar ou não), o melhor é levá-lo à garantia. Outra questão a considerar é a dos carregadores não oficias. Os cabos de carregamento contem chips, e se não estiveres a utilizar um cabo aprovado pelo fabricante, poderás danificar o teu smartphone. Utiliza, sempre que possível. o carregador da marca para maior segurança e para ajudar a carregar o teu smartphone mais eficazmente. 

3 - Fechar as aplicações poupa bateria: errado!

Já todos ouvimos que deixar as aplicações a correr em segundo plano drena a bateria, porém, ao fechá-las e reiniciá-las várias vezes, estás de facto a usar mais recursos e energia do teu smartphone, do que se simplesmente as deixares a correr em segundo plano. Em vez de fechares as aplicações, podes ativar o modo de poupança de bateria do teu smartphone, deixando ao seu critério a melhor forma de gerir a energia que lhe resta. a tecnologia inteligente de poupança de bateria AI Power, por exemplo, vem incorporada para uma melhor otimização energética e gere o comportamento de aplicações de terceiros e consumo de energia, ao mesmo tempo que prolonga a duração da tua bateria.

4 - Tens de deixar a bateria terminar por completo até carregares: errado!

Errado. Aliás, não o deves fazer. cada bateria de iões de lítio vem com uma quantidade fixa de ciclos de carga (o numero de vezes que se pode carregar até 100% e descer até 0 por cento), que resulta no número de hipóteses que tens de o deixar passar de uma carga completa para nenhuma carga, até não aguentar mais. Assim, se o fizeres todos os dias, a vida útil da bateria do teu smartphone durará muito menos, enquanto se a carregares antes de esgotar, irás prolongar o seu tempo de vida.

5 - Carregar o smartphone ocasionalmente pelo teu computador ou tablet vai danificar a bateria: errado!

Aqui a palavra-chave é "ocasionalmente". Embora seja preferencial utilizares o carregador da marca, a verdade é que em caso de necessidade carregares o dispositivo por outras vias, não há problema - se tanto, carregará de forma mais lenta, o que por um lado também é bom pois diminui a tensão colocada nos iões de lítio e nas estruturas que os aceitam, evitando potenciais danos. " Isso significa que os carregadores dos fabricantes carregam demasiado depressa e podem causar danos? Não. Os fabricantes colocam limites ao teu smartphone para que não carregue demasiado depressa, mesmo com carregador de origem.


Espero que vos tenha sido útil. No que me diz respeito tinha todos estes mitos como verdades. A partir de agora fico mais esclarecida!


19 comentários:

  1. Boas e úteis dicas sobre a bateria do smartphone. Obrigada.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Dicas úteis, desconhecia algumas.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante essa postagem! Boa semana ♡
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Dicas que conhecia mas que nunca é demais voltar a ler.
    .
    Uma semana feliz … Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Por acaso já sabia mas é sempre bom haver um post a explicar.
    boa semana.

    DREAMS OF A PRINCESS

    ResponderEliminar
  6. Gostei das dicas!

    Boa semana.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  7. De algumas eu já sabia, e deoutras fiquei sabendo aqui. Abraços!

    ResponderEliminar
  8. Que sim, são umas boas dicas para seguir
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Acho que mais que dicas são mitos sobre a utilização da bateria!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  10. Bom saber, belas dicas.
    Boa semana! bjsssssssss

    ResponderEliminar
  11. Eu li esse post há algum tempo e fiquei surpreso com essa quebra de tabus, pois as pessoas dizem exatamente o contrário.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  12. Excelente publicação! Desconhecia a maioria das dicas... ou antes, tinha ideia de que se deveria fazer o oposto, em algumas delas! Lá esta! Os tais mitos...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar