segunda-feira, 3 de maio de 2021

Dicas para tirar fotografias noturnas com um smartphone

Já vos disse que adoro fotografia e gosto, muito, de fotografar! Mas a verdade é que, os meus conhecimentos são muito, mas muito, poucos nesta área. E por isso, sempre que vejo alguma artigo sobre o assunto tento aprender algo mais para, assim, ir conseguindo melhorar a qualidade das minhas fotos, que não é lá grande coisa! Estava aqui a ler um artigo da Wiko que nos dá, algumas, dicas para tirar fotografias noturnas com um smartphone

Achei interessante e vou partilhar as dicas com vocês também:

1 - Captura o movimento

Não deixes que as luzes sejam um inimigo e transforma-as numa vantagem para a tua fotografia. Algumas das melhores fotografias noturnas são de luzes de carros em andamento, barcos ancorados ou mesmo aviões no céu. Experimenta fazer uma longa exposição e maravilha-te com o resultado que obténs. O modo HDR ajudar-te-á a regular automaticamente a exposição das imagens, de forma a conseguires um resultado mais iluminado.

2 - Abraça o abstrato

Sombras? Objetos não identificáveis? Tudo isso pode funcionar a teu favor numa fotografia noturna com o teu smartphone. Por vezes a verdadeira arte não é imediatamente entendida. Os grandes contrastes são de facto uma grande oportunidade para tirar fotografias abstratas ou surreais: considera a escuridão como pano de fundo em frente da qual podes isolar formas e cores - tornará as tuas fotografias mais misteriosas, diferentes, e também mais maravilhosas.

3 - Usa o flash para conseguires um efeito mais dramático

Se a regra é não usar o flash quando tiramos selfies ou fotografamos algo dentro de casa, de noite o cenário muda. Quando está escuro, pode-se sempre usar luz extra sobre o que se está a fotografar. O flash do teu telefone é inconveniente e existem algumas formas de o suavizar caso não queiras que se mostre tão forte, como colocar lenço de papel ou uma folha de papel sobre o mesmo para suavizar a luz. Também podes usar o flash para iluminar dramaticamente um objeto próximo de ti, o que o fará sobressair.

4 - Usa o ruído em teu favor

Luz baixa e ISO alto podem levar ao ruído na tua fotografia móvel. Mas um grãozinho não estraga e é até frequentemente valorizado pelos fotógrafos pelo efeito dramático. Tens uma fotografia que está demasiado granulada e que não tem grandes cores? Basta torná-la a preto e branco, talvez dando um pouco mais de brilho, e conseguirás um efeito final incrível.

5 - Tira vantagem das luzes e cria silhuetas

A noite pode ser um momento para encontrares situações de iluminação extrema, e a retroiluminação é apenas uma forma de obteres um efeito visual criativo. Apanha silhuetas em frente de montras de lojas, luzes de rua, ou onde quer que as luzes brilhem convenientemente atrás do objeto da imagem. É impossível captar as luzes da cidade e montras ou sinais de néon durante o dia, por isso, reserva algum tempo para veres como podes utilizá-las de forma criativa uma vez que tens o smartphone sempre contigo.

E vocês gostam de fotografar? Se houver por aí alguém que queira deixar, nos comentários, algumas dicas eu agradeço!


21 comentários:

  1. Dicas/sugestões que copiei e guardei. Deixo o meu elogio e agradecimento pela partilha.
    .
    Início e uma semana muito feliz … abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas! Bem úteis! bjs, lindo dia! chica

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro fotografar, obrigado pelas dicas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gostei das dicas que são sempre úteis.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Também gosto muito de fotografia.
    Óptimas dicas
    Boa semana

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro fotografar, apesar de por vezes fotografar com o smartphone e até conseguir fotos muito boas, acabo sempre por voltar à câmera fotográfica por várias razões. Quanto ao smartphone a melhor dica para mim é explorar e experimentar o aparelho e os resultados aparecem :)

    ResponderEliminar
  7. As dicas são sempre muito bem vindas! :)
    ~~
    Coisas da alma...
    ~
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  8. Excelentes dicas! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  9. Achei as dicas incríveis!
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Excelentes dicas, também porque as fotos nocturnas para mim, costumam ser, na sua maioria, problemáticas ... raramente ficando como eu as imagino...
    Beijinhos! Feliz semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  11. Não é mesmo que sim são umas boas dicas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Estas dicas vão dar imenso jeito, obrigada :)

    ResponderEliminar
  13. Muito interessante
    Abraço, saúde e uma boa semana

    ResponderEliminar
  14. Eu sempre tento tirar fotografias a noite mas elas não ficam legais. Amei o seu post, irei colocar as suas dicas em prática na próxima vez que fotografar à noite.

    https://itslizzie.space/

    ResponderEliminar
  15. Sou um trambolho a fotografar.
    Boa semana

    ResponderEliminar