sexta-feira, 21 de maio de 2021

Dicas para contrariar o hábito de dormir com o smartphone

Estava aqui a ler um artigo, da Wiko, que me fez refletir um pouco. De facto são muitas as desculpas que damos para dormir com o smartphone ao nosso lado. E eu, sou uma delas. Uma das minhas principais preocupações é que alguém próximo de mim precise de ajuda e eu não oiça o smartphone a tocar. O facto de o usar como despertador é outro dos motivos porque o mantinha ao meu lado durante a noite.

Já não é de agora que tento contrariar esse hábito e, à uns tempos atrás, optei por tem um despertador ao meu lado e o smartphone, no quarto mas, um pouco mais longe. Mantive este hábito durante algum tempo. Mas depois lá voltei a dormir com o ele ao lado, porque me aconselharam a ouvir vídeos que ajudavam a adormecer, e durante algum tempo até adormecia, mas isso levava a que ficasse com o smartphone ao lado.

Confesso que nunca me agradou, muito, ter o smartphone ali tão perto enquanto durmo. Quero voltar a perder esse habito e mandar o smartphone dar uma volta durante a noite! 

E vocês também dormem com o smartphone ao lado? 

Vou partilhar com vocês um artigo, da Wiko, que nos dá algumas dicas para contrariar o hábito de dormir com o smartphone:

1 - " O smartphone é o meu despertador"

Hoje em dia grande parte das pessoas já não tem o hábito de ter um relógio despertador na mesa de cabeceira, porém não deixa de ser uma excelente forma de evitar levar o smartphone para a cama ou arredores. Contudo, se fazes questão de usar o smartphone e se só acordas com aquele alarme que já definiste, tenta mantê-lo o mais longe possível. Uma boa ideia é colocá-lo num sítio distante, que faça com que tenhas de te levantar para o desligar e não adormecer novamente.

2 - "Preciso de estar sempre a par das notificações"

Consegue lê-las enquanto dorme? então está respondido. Uma das principais razões para dormir com o smartphone por perto é a preocupação de receber mensagem ou chamada urgente e não ouvir. Mas, sabias que é possível contornar isso? o modo "não incomodar" permite-te dizer ao teu smartphone para ignorar o modo silêncio e tocar quando receberes notificações das pessoas que selecionares nas definições. Tudo o resto será silenciado e o teu sono decorrerá sem perturbações.

3 - "Gosto de ouvir música para adormecer"

Se estiveres a ouvir audiobook, um podcast, música ou ruído ambiente antes de adormeceres, o mais provável é que tenhas o smartphone por perto ligado a uns headphones ou auriculares. Para contrariares esse hábito, usa uns auriculares Bluetooth, que permitam controlar tudo o que ouves e manter o smartphone afastado da tua cama.

4 - "Não tenho sono e quero ficar a atualizar-me"

Se ficas até à última agarrado ao smartphone, esta dica é para ti. Ficar acordado até tarde a jogar ou a navegar nas redes sociais e sacrificar uma ou duas horas de sono não é a melhor opção. Tenta estabelecer limites e horários em que, a partir desse momento, deixas o smartphone quieto no seu sítio e não lhe mexas mais. Deixa-o fora do quarto para não caíres na tentação e opta por ler um livro até o sono chegar. Quanto mais vezes fizeres isto, mais natural vai parecer e com o tempo, menos vai custar.


E pronto, por hoje é isto que vos tenho a dizer. espero que este artigo vos tenha sido útil!


18 comentários:

  1. Eu levo para o quarto, faz de despertador. Mas é a última coisa em que pego, antes de adormecer.

    ResponderEliminar
  2. Now we use smartphones for many things ❤

    ResponderEliminar
  3. Excelentes dicas viu

    http://www.meblog.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Felizmente nunca tive esse hábito, aliás nem smartphone tenho, só telemóvel e mesmo esse uso muito pouco. Jamais me ocorreria dormir com ele perto, tenho um despertador rádio que desde sempre me acordou.
    Beijinho, Isa, bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. não tenho esse hábito
    gosto de colocar o celular no modo avião e deixar longe pra poder dormir em paz haha

    beijo
    A mina de fé

    ResponderEliminar
  6. Obrigada mas as dicas não servem para mim pois o meu fica sempre bem longe fica na sala e não me serve para andar de noite a ver seja o que for claro que não sou santa mas as redes sociais eu não ligo nada embora eu tenha...um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Eu desligo o meu sempre só ligo no outro dia e fica guardado na gaveta do criado mudo.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderEliminar
  8. Não é mesmo que sim são umas boas dicas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Sim. Fica na mesa de cabeceira com indicação de me despertar pela manhã
    Mas não lhe ligo muito. Antes de ir dormir apenas vou ver o facebook, blogues, comentar alguns blogues, ver os mails, ver se tenho mensagens, enfim... coisa pouca...lol
    .
    Abraço fraterno
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  10. Eu uso o meu como despertador, mas tenho de começar a ganhar o hábito de o deixar mais longe

    ResponderEliminar
  11. Boa noite Isa,
    Coloco o meu telemóvel na mesa de cabeceira como despertador.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  12. Lo coloco también como despertador.

    Un lindo fin de semana.
    Abrazo

    ResponderEliminar
  13. Felizmente não tenho esse hábito, ele fica sempre em cima da mesa da sala, mas achei as dicas excelentes.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Geralmente vou para a cama já com sono. Coloco o despertador e modo avião. Ele fica na mesa de cabeceira. Pela manhã, desligo o despertador e somente após o café da manhã ligo as notificações. Há dias que simplesmente me esqueço dele e desligo propositalmente. Tenho uma certa rebeldia com telefones em geral.
    Beijus,

    ResponderEliminar
  15. Numa altura em que somos demasiado dependentes dos telemóveis e da internet, sem dúvida que são boas dicas.

    ResponderEliminar
  16. Felizmente, não tenho esse hábito... faço minhas as palavras da Lete!...
    E tento evitar cansar a vista ao máximo... pois pretendo que dure, para o resto da vida, em estado razoável... actualmente as pessoas não pensam muito nisto... mas é que até as crianças mais novas, já apresentam problemas próprios de gente de mais idade, em matéria de problemas oftalmológicos, com a vista cansada...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar