terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Dicas para proteger a casa do frio e do mau tempo

O inverno chegou e com ele o frio, o vento, a chuva e a neve estão aí para ficar por uns tempos. Eu confesso que não gosto nada deste tempo. Mas tenho que aguentar! E como pessoa friorenta que sou, todas as dicas que vierem para me ajudar a manter a casa a uma temperatura agradável são bem vindas. Estava aqui a ler um artigo da Zurich que achei interessante e vou partilhar com vocês. 

São algumas dicas para proteger a casa do frio e do mau tempo:

1 - Escolha o sistema de aquecimento certo. Caso a sua habitação não inclua sistema de aquecimento, opte pela solução mais adequada à sua família, como o piso radiante, bombas de calor, aquecimento central ou emissores térmicos. Considere sempre a dimensão da casa e os custos de instalação, mensais e de manutenção, na altura de escolher o seu sistema de aquecimento. Com a temperatura agradável dentro de casa, não vai precisar de andar com muita roupa e sentir-se-á muito mais confortável.

2 - Vede portas e as janelas. Esta dica serve, por um lado, para impedir a entrada de correntes de ar frio e, por outro lado, para evitar que o calor saia de dentro de casa. Poderá fazê-lo utilizando uma fita isolante, um "chouriço", ou tubos de espuma ou de borracha.

3 - Utilize papel de parede e prefira cores quentes. Mais do que uma opção decorativa, o papel de parede pode ajudar a manter uma temperatura mais elevada no interior da sua casa, uma vez que consegue retê-lo dentro de casa. Outra opção a considerar seria pintar as paredes com tons mais quentes, pis estes acumulam e preservam melhor o calor. Acima de tudo, estes tons ajudam a tornar a sua casa mais acolhedora e confortável para aproveitar a companhia de quem mais ama. 

4 - Aproveite a luz solar. Mesmo durante o inverno, aproveite para usufruir da luz solar para aquecer a casa. Para isso, basta abrir as persianas e as cortinas pela manhã, manterem-se assim enquanto houver sol e, quando anoitecer, fechar tudo para impedir a entrada do frio. Desta forma, poderá saborear melhor os momentos de refeição em família, com a sala de jantar ou a cozinha mais aquecidas.

5 - Coloque cada móvel no sítio certo. Uma vez que os objetos também conseguem reter calor, a localização exata do mobiliário vai influenciar a temperatura do interior da casa. Algumas opções que pode seguir passam por: decorar as paredes com quadros, molduras e espelhos, que ajudam a manter o calor dentro da casa; decorar o chão com tapetes e carpetes; encostar móveis de pouca utilização às paredes exteriores, que são as mais frias; posicionar as camas e sofás junto das paredes interiores, onde a temperatura é sempre mais elevada. Dê destaque ao mobiliário com um significado especial, como peças que herdou da sua família ou lhe foram oferecidas, para tornar cada divisão mais humana e afável.

6 - Feche bem as janelas em dias de tempestade. Sempre que se preveja vento e/ou chuva fortes é fundamental fechar bem os estores e as janelas para que não batam e, consequentemente, estalem ou partam.

7 - Tenha atenção à manutenção dos telhados e paredes exteriores. Para evitar o risco de infiltrações em períodos de mau tempo, importa verificar as telhas, placa e paredes que estão expostas aos elementos. Certifique-se que as telhas estão bem encaixadas e que a placa, paredes exteriores e telhas não apresentam fissuras. As calhas e ralos devem ser limpos regularmente, para permitir o escoamento da água da chuva. 

8 - Não se esqueça do exterior da habitação. Garanta que a poda das árvores é feita amiúde, para evitar danos maiores em dias de vento forte. Proteja, de preferência dentro de casa, objetos como mobiliário de exterior e churrasqueiras portáteis. Mantenha a limpeza do quintal para evitar que folhas e pequenos ramos caídos possam impedir o correto escoamento da água da chuva. Em zonas vulneráveis de cheias, considere colocar um anteparo de madeira ou metal à entrada da cas, cave ou rés-do-chão, para evitar a entrada de água.


Espero que esta dicas vos sejam uteis!


16 comentários:

  1. Olá!
    São ótimas dicas para proteção da casa e de doenças também. Amei.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Óptimas dicas, com o frio que está bem que precisamos delas! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Boas dicas mas não concordo em nada com o item 3, e acho o item 4 pode ser melhorado.

    Para já, se quisermos pôr papel de parede que é uma péssima ideia pois estraga as paredes e acumula bolores, o melhor é escolher pladur! Forrar as paredes com pladur é um milhão de vezes melhor do que papel de parede!

    A outra questão tão descurada em Portugal, é o uso de reposteiros! Os reposteiros fecham-se à noite e abrem-se de dia e são muito mais eficazes em manter a casa quente do que persianas!

    As persianas são boas sim no item 6, mas quantas e quantas vezes as persianas são destruídas com o mau tempo. Ainda está para nascer alguém que me convença pôr persianas nas minhas janelas!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá minha linda Isa!
    As dicas foram muito uteis!
    Um beijinho no seu coração!
    Megy Maia💛🌜💛

    ResponderEliminar
  5. Gostei das dicas. Tudo é importante! :))
    -
    Obrigada à vida...
    *
    Beijo, e uma feliz tarde! :)

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelas dicas.
    Eu friorenta me confesso. Nem quero ver a próxima conta da EDP.
    Mesmo pelo sul está muito frio. Imagino o Norte.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Como realizar uma aposta no Gbet Sports?

    ResponderEliminar
  8. Excelentes dicas, Isa. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  9. Dicas valiosas... Nos dias que correm, manter a casa quente é muito importante!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  10. Grata pela partilha.
    Dicas sempre úteis.

    ResponderEliminar
  11. Interesante. Siempre hay que protegernos del frio lo mejor posible. Saludos.

    ResponderEliminar
  12. Excelentes dicas, para estes dias tão frios! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar