segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Truques para ter mais espaço no smartphone

Todos nós já nos deparamos com falta de espaço no smartphone, eu por mim falo. E para dizer a verdade , às vezes peço ajuda a alguém mais entendido do que eu para conseguir libertar espaço no meu smartphone. Por isso resolvi partilhar com vocês um artigo da wiko que nos 5 truques para ter mais espaço no smartphone.

Já ouviste falar na cahe? Não? é algo a que deves ter atenção

A maior parte das aplicações utilizam dados armazenados - ou armazenados em chache - para proporcionar uma melhor experiência de utilizador. Estes dados podem poupar algum tempo (e dados móveis), mas os filheiros armazenados em caches de aplicações são para conveniência e não são estritamente necessários. Se precisares de mais espaço no teu telefone rapidamente, limpar a cache das aplicações é o primeiro passo a seguir. E é bastante simples: basta ires a Definições, Aplicações, Gestor de Aplicações e escolheres a aplicação que pretendes modificar. Depois basta optares por "Limpar cache". Se não tens a certeza sobre que aplicações estão a utilizar mais memória, podes ir a "Armazenamento" e aí vês de quais vale a pena apanhar a cache.

Aquele ficheiro do qual fizeste download no ano passado? Talvez já não precises dele

O teu smartphone tem uma pasta de download onde tudo o que descarregas, seja fotos, vídeos, documentos e outros ficheiros, fica armazenado. É provável que a maioria dos ficheiros na tua pasta de downloads não sejam conteúdos aos quais sejas particularmente apegado. Normalmente são coisas que precisamos de consultar no momento e ficam esquecidas, como o horário daquele autocarro que precisaste de apanhar há alguns meses. Assim, deverás ser capaz de libertar algum espaço de armazenamento eliminando estes ficheiros desnecessários.


Tiras fotografias a tudo o que vês? O Google Photos poderá ser um bom aliado

Existe uma maneira de guardar todas as fotografias sem as ter no smartphone? Sim, existe! O Google Photos permite-te fazer cópias de segurança de um número ilimitado de fotografias e podes apagá-las do teu dispositivo para libertar espaço. Para isto terás de ligar a função de Back up & sync do Google Photos para tirar partido de todo este espaço gratuito de armazenamento em nuvem. Para o fazeres, abre a aplicação Google Photos e vai a Definições, Cópia de segurança e sincronização e ativa-a. Podes ainda optar por escolher fazer o backup das fotografias com resolução de "alta qualidade" (espaço ilimitado) ou fazer o backup das mesmas com o tamanho original (com limite de armazenamento do Google Drive).


Memória expansível? Cartão microSD ao salvamento

Se o teu smartphone permite expandir a memória através de uma cartão microSD, não desperdices essa oportunidade. Tens duas formas de tirar partido deste cartão: podes optar por usá-lo como armazenamento externo para guardares músicas, vídeos ou outros arquivos pessoais que possas querer mudar para outro dispositivo; ou, então, podes configurá-lo de forma a que sirva como ampliação da memória interna para que seja possível guardares lá aplicações. Para isto basta ires a Configurações, escolher "Armazenamento e USB" e, uma vez lá, escolher o cartão SD que inseriste. A maior diferença nestas duas formas de utilização é que se usares o microSD enquanto armazenamento interno é que não poderás transportar o que armazenares nesse cartão para qualquer outro dispositivo.


A solução mais eficaz: apaga o que não te faz falta

Começamos por dizer que, tendencialmente, acumulamos tudo. Se no inicio de cada estação dás a volta ao roupeiro e escolhes que roupa fica e que roupa vai, deves também ter esse cuidado com o teu smartphone. Colocaste músicas de uma banda para ouvir e não gostaste? Apaga. Instalaste um jogo que todos os teus amigos te recomendaram, mas nunca mais o vais voltar a jogar? apaga. Pensa no teu smartphone como o teu espaço seguro, onde tens tudo o que queres e que precisas, mas de onde expulsas tudo aquilo que não te faz falta.


Espero que estas dicas vos tenha sido úteis!


19 comentários:

  1. Boas e bem uteis dicas,Precisamos...beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Excelentes e muito úteis estas dicas. Obrigada.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Faço isso de apagar ou transferir as fotos ou outras coisas, para o Computador.
    Lá guardo quase tudo.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  4. Achei os truques muito legais ❤
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. O meu está sempre a queixar-se com falta de espaço, coitado.
    Boas dicas.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  6. eu vivo apagando o que não uso, mas acabo tendo muitas imagens

    beijo
    A mina de fé

    ResponderEliminar
  7. Eu faço isso, o que não me faz falta, simplesmente apago, mas sao boas dicas!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  8. Ótimas dicas, vivemos sem espaço no celular!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Oh que sim são umas boas dicas mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. E não é que estava mesmo a precisar deste post? ahah
    Sou mesmo essa pessoa que tira fotografias a tudo e a verdade é que o telemóvel esta semana já se começou a queixar ahah
    Vou ver essa aplicação do Google Photos. Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Uso o lema... "apago o que não me faz falta" 🤔😊

    ResponderEliminar
  12. Paço a vida a limpar !:))
    --
    Um rosto sombrio...
    -
    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  13. Excelentes dicas! Utilizo a maior parte e sinto que faz mesmo a diferença

    ResponderEliminar