sexta-feira, 24 de abril de 2020

Regras para uma boa candidatura de emprego

Não sei como, é que vocês, estão a atravessar esta fase de pandemia a nível laboral. Mas sei que infelizmente há muitas pessoas que, por conta deste virus que teima em ceifar vidas, já perderam o emprego. Os próximo tempos vão ser muito complicados para empresários e trabalhadores. A retoma da economia vai ser lenta. E aqueles que não conseguiram manter o seu post de trabalho, provavelmente, vão ter dificuldades em voltar ao mundo laboral.

Mas não se pode perder a esperança. É preciso lutar. É preciso não desistir. Quando não se ganha à primeira, é preciso continuar a ir à luta. Eu estava aqui a ler um artigo, da Adecco, e penso que faz todo o sentido partilha-lo vocês. É um artigo que fala de regras para uma boa candidatura de emprego.
Então aqui vai:

Primeiro momento: o curriculum e carta de apresentação

1 - Apresente-se. O CV e a carta de Motivação são o primeiro contato do candidato com a empresa.  Ambos os documentos devem funcionar como uma ferramenta de marketing pessoal. A carta de motivação deve resumir as principais características ( o que tem para oferecer ), a razão da motivação para trabalhar na empresa a que é candidato e o valor que poderá agregar. Em suma, a carta de motivação deve conseguir responder à pergunta "porque devo contratar esta pessoa".

2 - Crie Impacto. Deve criar a "sua marca", ou seja, compreender o que é único em si - pontos fortes, competências, valores e paixões - e usá-los para se diferenciar. Quando um recrutador observa um CV procura um design simples, de fácil leitura, com layouts apelativos, ou seja, é importante que o recrutador perceba que o candidato investiu tempo e dedicação na elaboração do CV. Evite diferentes tonalidades de cores e padrões, diferentes tipos de letra, erros ortográficos e a foto colocada deve ser o mais profissional e corporativa possível ( se tal não for possível é preferível não colocar foto).

3 - Seja Objetivo. O CV deve ser simples, objetivo e claro. Deve evitar-se a quantidade exacerbada de dados pessoais e constar apenas os essenciais como nome, email, telemóvel, localidade e perfil de Linkedin ou outro que faça sentido. O percurso académico descrito deve ser sucinto realçando o nome do curso, a faculdade e o ano, podendo ainda mencionar duas ou três cadeiras que queira destacar por serem relevantes para a vaga em questão. Se tem experiência profissional, apresente-a de forma sintetizada indicando sempre as funções exercidas. Lembre-se que deve evitar informação que em nada vai contribuir para a vaga em questão.


O segundo momento: a entrevista de emprego

1 - Valorize-se. É o momento certo para demonstrar que é o candidato ideal! Organize o seu discurso de forma clara e estruturada para que as suas competências sejam valorizadas. Prepare-se para dizer quais os seus pontos fortes e pontos de melhoria, assim como os argumentos que utilizará para defendê-los. É  também importante que conheça bem a informação que colocou no seu CV para que possa aprofundar os aspetos focados pelo entrevistador.

2 - Mostre interesse. Obtenha o máximo de informações sobre a empresa (ramo de ativiade, dimensão, tipo de produtos/serviços, etc.) e sinta-se à vontade para questionar o entrevistador caso tenha dúvidas relativamente ao processo. Demonstre satisfação pela oportunidade que foi dada e mantenha contato com o entrevistador, mesmo não sendo o candidato selecionado poderão existir novos desafios para si.

3 - Não falhe no básico. A primeira impressão conta sempre. Cuide da sua imagem e adeqúe o seu vestuário à função pretendida. Seja pontual, saia de casa com tempo, os imprevistos acontecem. Tenha atenção à sua postura, demonstre humildade e confiança. No caso das entrevistas por video conferência, garanta que o seu software está a funcionar (faça um teste com um amigo), mantenha a mesma imagem que teria numa entrevista presencial, e escolha um local com boa iluminação e com o mínimo de ruído visual nas suas costas.


O terceiro momento: a presença nas redes sociais

1 - Faça-se ouvir. As redes sociais são cada vez mais utilizadas pelas empresas na procura de novos talentos. Nesse sentido, é fundamental criar perfis atualizados em plataformas que permitam impulsionar o seu sucesso no mercado de trabalho. Recorra às redes sociais como Facebook, Linkedin e Instagram pois estas são as ferramentas mais apelativas que proporcionam uma ligação com as empresas, facilitando a comunicação entre ambos. Crie currículos mais dinâmicos e mais apelativos, por exemplo através de um vídeo curto ou documentos visualmente dinâmicos.

2 - Relaciona-se. Estabeleça networking entre profissionais das suas áreas de interesse e de atuação. É muito importante ter referências. estas poderão advir de ações de voluntariado, estágios ou projetos de determinado âmbito no qual faça parte. Esta rede de conhecimentos pode ser a sua chave de entrada no mundo empresarial.

3 - Mostre a sua marca. Deve partilhar com alguma regularidade os projetos nos quais está envolvido expressando opiniões e críticas construtivas, de modo a dar a conhecer às empresas as suas opiniões, forma de ser e de estar na vida. Evite publicações pouco profissionais, o correto será partilhar boas práticas e condutas que possam ir ao encontro das politicas das empresas.


Espero que vos tenho sido do vosso interesse este post!


25 comentários:

  1. É sempre útil este tipo de post!!
    Beijinhos e bom fim de semana.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  2. Bom dia:- Boas sugestões. Também é preciso um pouco de sorte. Sem sorte tudo se torna mais complicado. E, acredito, muitas vidas vão estar complicadas nos próximos tempos.
    .
    Tenha um dia abençoado

    ResponderEliminar
  3. Aposto que me vai dar muito jeito!!! Para quando isto do covid passar e as empresas voltarem a contratar :(

    ResponderEliminar
  4. Isa, acho que além do curriculum, a aparência pessoal é a melhor arma de propaganda.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  5. Boa sorte para quem procura trabalho agora... conheço quem esteja e não está fácil...

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Espero não precisar de um nos próximos tempos. A não ser para aquele concurso.
    A ver vamos

    ResponderEliminar
  7. São ótimas dicas, que todos nós poderemos precisar no futuro, porque mesmo para quem não perdeu o emprego até agora, ninguém sabe o dia de amanhã.

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Realmente as redes sociais são muito visualizadas hoje em dia em determinados cargos.
    Gostei da dica de ser verdadeira e objetiva, é essencial.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
  9. vamos todos lutar juntos
    belas dicas nesse post

    beijo
    A mina de fé

    ResponderEliminar
  10. Muito bem. Mas nesta altura está muito mau para procurar emprego! ;)
    -
    Tudo desperta, como a vida, quando regressa
    -
    Beijos e um excelente fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Com certeza essas dicas vão ajudar muito! E acredito que independente do cenário. ♥ Isso do CV é bem importante mesmo e pesquisar sobre a empresa também. Acho que faz a diferença mesmo. No mais, espero que tudo fique bem e que as pessoas possam se recuperar logo logo!

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderEliminar
  12. Obrigada por compartilhar!
    Realmente estamos em uma situação complicada por causa do vírus... Vamos ver no que vai dar.

    Fiz uma nova postagem e gostaria muito da sua opinião.💟😽

    Beijos!

    ResponderEliminar
  13. Um artigo muito útil, sem dúvida! Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  14. É muito ruim ficar sem emprego, é horrível :(
    Boas dicas!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderEliminar
  15. São umas boas dicas mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  16. Um artigo muito útil!
    Grata pela partilha!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Já passei por isso e sim, um bom curriculum e mostrar interesse é fundamental.

    ResponderEliminar
  18. Quero trocar de emprego e as dicas foram ótimas! Obrigada.
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderEliminar
  19. Adorei as dicas e confesso que usei algumas na minha ultima procura de emprego.

    Maria Vieira

    ResponderEliminar
  20. Excelentes dicas... que realmente nos tempos actuais, se revelam de utilidade acrescida!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar