quinta-feira, 30 de abril de 2020

Dicas para aprender a controlar os níveis de stress e ansiedade

Se no nosso dia a dia, antes desta pandemia que o mundo atravessa, era frequente ouvirmos falar do stress e ansiedade que afeta uma larga percentagem da população, nos tempos que correm e muito por conta da Covid-19 os níveis de stress e de ansiedade elevam-se ainda mais.

Estamos a viver momentos de muita incerteza. Muitas pessoas já perderam o emprego, muitas pessoas sofreram cortes nos salários, muitas famílias estão separadas e muitas vidas já se perderam. A normalidade não vai voltar às nossas vidas em breve. Vamos ter que aprender a conviver com esta nova realidade. Vamos ter que nos adaptar aos novos tempos e para que o possamos fazer da melhor forma temos que aprender a controlar os níveis de stress e ansiedade.
Sobre este assunto li um artigo interessante, da Adecco, que nos dá dicas para aprender a controlar os níveis de stress e ansiedade. Vou partilhar com vocês. Aqui vai:

Saiba como se sente: O primeiro passo para lidar com o stress e a ansiedade aumentados é, em primeiro lugar, reconhecer que está a lidar com isso. O stress pode manifestar-se de várias maneiras, incluindo tristeza, confusão, irritabilidade, procrastinação, tensão física e dor no corpo, falta de energia e até problemas para dormir. Todos temos uma resposta diferente ao stress, e é importante conhecer-se a si mesmo física e mentalmente, diariamente, para saber como estamos a sentir-nos e reconhecer os sintomas do stress. Ignorar esta etapa e ignorar como estamos a sentir-nos impede a nossa capacidade de gerir o nosso stress.

O Sentido das coisas: É tentador descartar os nosso sentimentos, especialmente num momento como este, quando todos tentamos lidar e permanecer fortes para aqueles que nos rodeiam. Mas a realidade é que as respostas ao stress são a maneira do nosso corpo nos proteger, e sinais precoces de alerta, como sentir raiva ou cansaço, podem ser indicadores cruciais de que precisamos de intervir antes que o stress se torne esmagador. O corpo humano adaptou-se ao longo de muitos séculos para poder reagir e proteger-se de ameaças externas, como uma pandemia global de saúde, por isso é perfeitamente normal experimentar uma resposta ao stress no momento. Crie o hábito de reservar um tempo para si todos os dias para perceber isso em si mesmo e entender a situação, a fim de evitar stress.

Pequenas mudanças, grandes impactos: A boa notícia de como lidar com os primeiros sinais de stress é que muitas vezes pequenas mudanças na nossa rotina diária costuma fazer uma grande diferença. Esses rituais e rotinas diárias diferem para todos e dependem da sua resposta típica ao stress. Por exemplo, se normalmente experimenta stress físico, como cansaço ou tensão no corpo, pode decidir ir para a cama 30 minutos mais cedo do que o normal ou tirar um tempo para um banho relaxante.

Evite as armadilhas do pensamento comum: Um elemento importante para a construção dessas estratégias é reconhecer o que pode controlar e liberar a necessidade de controlar o que não pode. Há coisas práticas que todos podemos fazer na situação atual para nos protegermos e aos nosso entes queridos. Isso inclui boa higiene pessoal e prática de distanciamento social, mas também há muito sobre o qual não temos controlo. Parece simples, mas refletir sobre essas coisas não ajuda. Portanto, reserve um momento para reconhecer essas coisas e depois solte-as. Tente ficar atento aos muitos mitos que existem por aí que podem ser enganadores e impedir-nos de focar no que está sob o nosso controlo. Evite tornar as situações maiores do que são; ou outra armadilha do pensamento comum, que é onde previmos um estado futuro que se baseia nos nosso maiores medos versus os fatos da situação.

Um pequeno passo: Aumentar o nosso nível de exercício pode ser uma das maneiras mais fáceis e eficazes de aumentar o nosso bem-estar mental e fortalecer o nosso sistema imunitário. Embora possa não ser possível sair de casa e dar uma caminhada rápida, há muitas rotinas que podemos fazer nas nossas casas para nos ajudar a mover. E melhor ainda, é se puder ter um membro da família ou um amigo para acompanhá-lo pessoalmente ou virtualmente.

A conexão humana: Enquanto todos praticamos o distanciamento social, é importante não esquecer a necessidade de conexão humana no momento. Uma maneira mais útil de pensar sobre isso pode ser o distanciamento físico, para não negligenciarmos a necessidade de conexão social com os nosso amigos e familiares - pois esse é outro elemento importante no combate ao stress. O check-in com outras pessoas por meio de uma ligação telefónica ou de uma conversa por vídeo também pode servir a dois propósitos, pois pode ser que a outra pessoa também precise de uma conexão humana amigável .

Agora, mais do que nunca, devemos priorizar a nossa saúde individual - e isso inclui o nosso bem-estar mental. Aproveite estas seis dicas para reconhecer os seus sentimentos e manter a sua saúde mental geral enquanto atravessamos juntos pelo Covid-19.

Se perceber que os seus sinais são difíceis de gerir, considere procurar ajuda profissional.


E pronto era isto que queria partilhar com vocês. Espero que vos tenha ajudado de alguma forma. E vocês têm, ou já tiveram, problemas de stress e ansiedade?

20 comentários:

  1. Bom dia! Acho que todos nós, mesmo aqueles que gostam e preferem estar em casa e não sair, estão a ter algum tipo de sintoma. As incertezas, as notícias... tudo um pouco.
    Por aqui está difícil para dormir...

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Também tenho desses problemas em certas alturas. Excelentes dicas :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei das dicas. Anotei no mer caderninho...
    .
    Cumprimentos
    Cuide-se

    ResponderEliminar
  4. Tenho e não se resolvem assim, infelizmente

    ResponderEliminar
  5. Fantástica publicação! :)
    -
    Desalento...
    Beijos e uma excelente tarde!

    ResponderEliminar
  6. Sofro de ansiedade e tomo medicação.
    Cada pessoa deve ajustar a melhor forma de controlar a ansiedade, pois, nem todos os métodos funcionam do mesmo modo para todos.
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  7. Eu sou uma pessoa ansiosa e sei o quão isso é horrível!
    Nessa quarentena o que mais tenho feito é tentar me distrair com coisas que gosto e não pensar muito sobre o futuro, apenas viver um dia de cada vez.
    Adorei as dicas, realmente pequenos hábitos podem nos ajudar muito! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Oh que tens aí umas boas dicas mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Esta onda de incerteza tem-nos deixado melindrados. Todas as dicas são ótimas para atenuar essa ansiedade

    ResponderEliminar
  10. Um texto muito interessante.
    Grata pela partilha.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  11. Boa noite de esperança, querida amiga Isa!
    Sim, tudo muito difícil em todos sentidos, mas nossos corações se enchem de esperança por acreditarmos que temos um Deus que nos Protege lá do Alto.
    Um excelente post!
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  12. Ótima resenha. No momento estou lidando com ansiedade tá difícil mais vou consegui.

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Sofro bastante com isso, obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  15. Excelentes dicas! Tensão e stress, têm mesmo andado na ordem do dia, nesta fase!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar