terça-feira, 3 de março de 2020

Cuidados a ter com os olhos no inverno

Desde muito cedo que tenho imenso cuidado com os meus olhos, até porque sou míope e sei o quão dificil é não ver bem. Quem tem miopia sabe que não é tarefa fácil chegar a uma graduação que consiga conjugar uma visão aceitável ao perto e ao longe. Sim, porque para termos uma boa visão ao longe o perto vai ficar prejudicado e se for ao contrario o problema vai ser o mesmo, para vermos bem ao perto vamos ver pior ao longe. E quando à miopia se junta o astigmatismo a coisa complica mais um pouco. 

Talvez por ter a noção do que é ver mal sempre dei muita importância aos cuidados a ter com os olhos. E vocês sofrem de algum problema de visão? Têm algum cuidado especial com os vossos olhos?
Imagem de Anemone123 por Pixabay

Eu estava aqui a ler um artigo, das Ópticas Conselheiros da Visão, que achei super interessante. E por isso vou partilha-lo com vocês. Ora vejam.


4 cuidados a ter com os olhos no inverno

1- Utilize óculos de sol
Não é só durante o verão que fazem falta. Apesar de existir menos exposição solar nesta época do ano, a utilização dos óculos de sol é essencial para a saúde dos seus olhos. Opte sempre por óculos de sol com lentes adequadas, que protejam os seus olhos contra os raios ultravioleta - UVA e UVB. Se vive ou pretende visitar ambientes de neve, este simples acessório pode ajudá-lo a combater o risco de "cegueira de neve". Tal como a areia da praia ou os espelhos de água (mar, piscinas, lagos), a neve e o gelo têm capacidade de refletir o sol, podendo causar queimaduras na córnea e na retina - o uso de óculos de sol é fundamental, uma vez que estes diminuem a luz refletida e aumentam o contraste dos objetos. Umas lentes solares polarizadas são a melhor solução para estes ambientes.

2 - Evite os ambientes muito secos
Que bem que sabe chegar a casa e ficar junto ao aquecedor, à lareira ou deixar o ar condicionado a aquecer tos o espaço. No entanto, estas práticas podem causar (ou piorar) os sintomas de olho seco. Nesta época, o clima frio e por vezes seco, o vento, os fumos e o aumento da poluição, são fatores determinantes para o aumento dos níveis de irritação e comichão no olhos. SE sofre deste síndrome, recorra a colírios ou gotas de lubrificação para os olhos, que trarão certamente uma sensação de frescura e relaxamento ao seu olho. Se sente desconforto, sensação de areia no olho ou ardor, deve obrigatoriamente fazer isto para se sentir melhor.

Cuidado também se é utilizador de lentes de contato em altas altitudes: o ar das montanhas é mais seco e provoca alguma intolerância às lentes de contato. É importante que hidrate os olhos 4 a 5 vezes por dia com recurso às lágrimas artificiais. 

3 - Reforce os cuidados de limpeza
Importante em qualquer altura do ano, a limpeza diária dos olhos ajuda a garantir a saúde ocular, além de que ambientes arejados e limpos com frequência diminuem o risco de doenças oculares, uma vez que eliminam bactérias, sujidades e outros agentes passiveis que favorecem o desenvolvimento dos mesmos. Se tem animais domésticos em casa, durante o inverno deve reforçar as limpezas de forma a minimizar a acumulação de pelo - uma vez que estes podem causar uma conjuntivite alérgica, irritação e comichão.

4 - Não fique demasiado tempo em frente aos ecrãs
É nestes meses mais frios que costumamos passar mais tempo dentro de casa e, consequentemente, em frente ao computador ou televisão, entre outros aparelhos eletrónicos. Para não cansar os seus olhos em demasia, opte por fazer uma pequena pausa a cada 20 minutos. A chamada regra 20-20-20 é muito simples, para cada 20 minutos durante 20 segundos a olhar a uma distância de 20 pés, cerca de seis metros. Esta regra ajuda a reduzir a fadiga e cansaço ocular.


E pronto, era este o artigo que vos queria mostrar. Espero que tenha sido útil! E já que os óculos de sol, para além de um acessório de moda, são muitos úteis para proteger os olhos deixo-vos com imagens de alguns modelos que podem encontrar nas Ópticas Conselheiros da Visão.

22 comentários:

  1. Também tenho bastante cuidado com os olhos, obrigada pelas dicas!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  2. Uso lentes e é mais chato é pelo pó e poluição.
    Nunca lavei tanto a vista como agora...

    ResponderEliminar
  3. Bom dia. Sempre salutar ter conhecimentos das coisas e dos factos que possam afectar a nossa saúde
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela partilha. Tenho problemas nos olhos e tenho de os cuidar bem :)

    ResponderEliminar
  5. Bom dia feliz, querida amiga Isa!
    Muito bonitos os óculos.
    Uso um colírio para limpar receitado pela oftalmo. Precisamos dos nossos olhos e muito.
    Tenha dias abençoados e felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderEliminar
  6. Olá! Eu não sabia da dica de usar os óculos de sol durante o inverno, essa é nova pra mim.
    Gostei muito de saber.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
  7. tenho alguns desses cuidados :) muito bom post
    Beijinho

    http://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Desde pequena que tenho miopia, mais tarde também desenvolvi astigmatismo.
    Conselhos muito úteis que quem tem problemas de visão deve seguir.
    Mesmo de Inverno não dispenso os óculos escuros (graduados)

    ResponderEliminar
  9. Olha que são umas boas dicas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Amei as suas dicas, eu costumo usar óculos de sol o ano todo.
    Obrigada por lembrar do meu aniversário.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderEliminar
  11. Eu tenho muitos cuidados com os olhos porque tinha miopia e fiz cirurgia.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  12. Um post muito útil! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  13. Maravilhosa postagem! :)
    -
    Em sonho de amor primeiro
    -
    Visitem o meu novo blogue sigam e linkem. Obrigada
    Desafios - Prosas e Poesias

    Beijos e uma boa noite!

    ResponderEliminar
  14. Adorei o post e as dicas!
    Instagram @blogbrunavirginia
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderEliminar
  15. Eu tenho miopia e astigmatismo. Uma coisa que é raro usar são óculos de sol... Tenho que mudar isso!!

    ResponderEliminar
  16. Tenho viajado quase todo ano durante o inverno europeu. Aqui em casa, as janelas e portas estão sempre escancaradas, mesmo no frio, mas quando chego na Europa ou nos EUA, tudo está fechado, o ar engarrafado. Sempre tenho problemas no nariz ou nos olhos. Em N.Y, meu nariz sangrava muito, e os olhos tornaram-se duas bolhas de tão inchados. Felizmente, é só chegar em casa e abrir as janelas...

    ResponderEliminar
  17. Óculos de sol... sempre de uso obrigatório em todas as estações...
    E como ao longe, já começo a ter alguma dificuldade em ver bem... terei de ter maior atenção a isso, futuramente... adorei o post! Super útil!
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar