quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Cinco formas de ler mais livros em 2020

As redes sociais e as novas tecnologias vieram criar diferentes rotinas no nosso dia a dia. Para qualquer lado que vamos o telemóvel é presença indispensável. Passamos horas ao telemóvel quer em trabalho ou simplesmente por diversão. Há certos hábitos que se foram perdendo e a leitura é um deles.  O que me dizem dos vosso hábitos de leitura, estão em alta ou nem por isso? Os meus andam mesmo fraquinhos.

Hoje li um artigo, da EDC, que achei interessante e quero partilhar com vocês. É um incentivo aos hábitos de leitura que se têm vindo a perder nos últimos tempos. Ora vejam!
Cinco formas de ler mais livros em 2020:

1 - Não crie uma lista de livros
Pode parecer um conselho estranho porém, se criar uma lista de todos os livros que quer ler durante o ano, vai acabar com um sentimento de sobrecarga que o irá desmotivar à medida que vê o numero de títulos a aumenta exaustivamente. Escolha apenas 3 livros que queira ler e comece a partir daí, escolhendo 3 depois desses e assim sucessivamente.

2 - Adira a um desafio de leitura
Se não se quiser colocar um desafio a si próprio, existem várias plataformas que os lançam, como o Goodreads, por exemplo. Dedicar tempo a um desafio é uma forma de competir consigo mesmo enquanto desfruta das suas novas leituras, e para isto basta escolher um número específico de livros para ler durante o ano e ir acompanhando o processo - um número apenas, não os livros em si. Siga aos poucos, como dito acima.

3 - Não coloque histórias "em espera"
Se não temos problema em ver vários programas de televisão e séries ao mesmo tempo, porque é que apenas lemos um livro de cada vez? comece a ler três ou quatro livros ao mesmo tempo e assim pode lê-los de acordo com o seu próprio estado de espírito e humor. Esta técnica também pode ajudar a que consiga terminar de ler aqueles livros pesados dos quais não quer desistir.

4 - Junte-se a um clube de leitura
Ao juntar-se a um clube de leitura - mesmo que virtual -, além de ter colegas amantes de livros que o desafiam a ler mais, também fará parte de uma nova comunidade que faz do acabamento de um livro uma prioridade. Sem mencionar que as discussões sobre o livro podem expandir a sua mente e perspetiva.

5 - Pesquise sobre o livro antes de se comprometer
Acontece com todos. Pega um livro baseando-se na sua capa atraente e sinopse encantadora, apenas para ficar a colecionar poeira na estante depois de 15 páginas lidas - por vezes até menos. Antes de o comprar por impulso, faça a sua pesquisa e tente perceber o que as críticas dizem sobre ele e se faz o seu género. Se a resposta for positiva, força!

E depois disto, deixo-vos os links de alguns sites que podem ser úteis para comprar livros online: Chiado EditoraFnacBertrand e Wook.

21 comentários:

  1. Excelentes dicas!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu este ano quero ver se leio mais. E já comecei este mês com 2

    ResponderEliminar
  3. Excelentes dicas.
    Desejo-lhe um ano pleno de tudo de bom.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Gosto bastante de ler e no ano de 2019 li 13 livros.
    Costumo comprar livros no OLX, ficam muito em conta e estão sempre em bom estado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu sou de fases... posso ler bastante, como posso passar semanas ou até meses sem ler! Depende mesmo como estou.. leio bastante no metro (apesar de a viagem ser curta).
    Não me imponho limites, tenho vários livros começados, uns que recomeço a ler onde ficaram, outros que volto a tentar ler do inicio, mas que não resulta...
    Vamos ver como corre este ano...

    Beijos e abraços
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Ler é um dos meus vícios desde que aprendi a ler, assim dizia a minha mãe. Leio por volta de 90 a 100 livros por ano. Não, não estou a exagerar. Requisito-os da biblioteca no formato ebook ou eaudiobook. Assim posso ouvir o mesmo livro em casa enquanto cozinho, por exemplo ou enquanto conduzo e se quero dedicar-me apenas à leitura durante algumas horas, posso lê-lo no forma ebook apenas. Desta forma o livro lê-se mais depressa.
    Usando livros eletrónicos não tenho que me deslocar à biblioteca, peço-os online e se não houver uma lista de espera recebo-os no meu tablet em segundos. Se estou interessada num determinado livro que ainda exista apenas em papel (o que não é muito frequente – os livros hoje em dia estão a ser feitos no formato eletrónico), requisito-o igualmente online e recebo a notificação por email quando está pronto para ser levantado.

    ResponderEliminar
  7. Ótimas dicas eu voltei a ler esse ano, falei vou voltar a ler com frequência peguei um livro e já to quase terminando.
    Adorei as dicas eu não faço listas ainda bem, só escolho o livro e vou lendo.
    Beijos!
    Vem ver post novo

    ResponderEliminar
  8. Tens aí umas boas dicas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Quem me dera que gostasse de ler! :)
    -
    Cansada de estar cansada...
    Beijo e uma excelente tarde!

    ResponderEliminar
  10. Eu sempre to lendo uns 4 ou 5 livros por vez, dificilmente consigo me aguentar.

    cobaiaamiga.com

    ResponderEliminar
  11. Eu leio sobretudo na internet!! Mas devia ler mais eu sei, das tuas dicas sinto que devia aderir a um desafio de leitura!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  12. Adorei as dicas, esse ano quero voltar a ler, amo!
    beijos
    Taty
    https://www.tatycampos.com.br/

    ResponderEliminar
  13. Tenho priorizado, cada vez mais, a leitura. É mesmo uma arte que me completa e fascina, por isso, tento aproveitar cada segundinho para avançar na história que estou a ler :)
    Desde 2015 que estabeleço uma meta de livros que gostava de ler, mas não permito que esse número me domine, porque, lá está, não passa de uma quantidade e a qualidade será sempre a questão prioritária. Além disso, o ano passado, aderi a dois clubes de leitura e estou a adorar a experiência.
    Não consigo ler mais do que um livro ao mesmo tempo

    ResponderEliminar
  14. Excelentes dicas, sem dúvida! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  15. Já fui uma grande devoradora de livros, mas nos últimos anos tenho tido cada vez mais dificuldade em concentrar-me nas leituras... era um habito que gostava de retomar, vamos a ver...gostei das dicas;)

    Bjs,
    Anita On

    ResponderEliminar
  16. Sempre fui uma leitora compulsiva mas ultimamente por causa dos olhos, quase não leio.
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. A minha filha Mariana tem esse bom hábito - utilizar as plataformas digitais para ler.
    Bfds

    ResponderEliminar
  18. Excelentes dicas!...
    Também confesso que ultimamente as minhas leituras, andam mesmo fraquitas... costumo ler mais qualquer coisa no Verão... altura em que costumo arrumar os computadores!... :-)) Já é um ritual, que pratico de há uns anos para cá...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  19. Obrigada pelas dicas mas acho que sou um pouco dinossauro...Estou esforçando-me para recuperar o hábito da leitura e meu marido,que é um leitor voraz e mantém uma biblioteca em casa,tem feito as indicações.E o principal...Tem sido extremamente prazeroso voltar a ler!Beijos e obrigada pela visita ao meu pequeno blog!

    ResponderEliminar
  20. O ano passado foi um ano de pouca leitura. Ainda tenho livros em casa que não li e esses vão ser os primeiros antes de comprar outros.
    Bjs.

    ResponderEliminar