terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Seis passos para mudar de profissão em 2020

O tempo passa tão rápido que nem damos conta. Mais um ano está a chegar ao fim. É por esta altura que, muitos de nós, olhamos para trás e fazemos uma retrospetiva do que se foi passando ao longo do ano. Há anos que correm bem e à outros que são para esquecer. O certo é que no final do ano as esperanças se renovam e acabamos por projetar novos desafios, sejam eles profissionais ou pessoais.

Falando de projetos profissionais, há alturas na vida que precisamos de uma mudança. Muitas vezes porque não estamos contentes com o que fazemos ou, simplesmente, porque precisamos de novos desafios! 

E por isso, hoje quero partilhar com vocês um artigo da Adecco que achei interessante. São seis passos, básicos, para mudar de profissão em 2020.
Então, aqui vai:
Primeiro, descreva em detalhe exatamente em que posição/função gostaria de trabalhar. Ter uma ideia muito clara dos objetivos ajudá-lo-á a não dar passos falsos.

Analise quais são os requisitos para começar no novo setor de interesse e comece a treinar nas áreas necessárias. Pesquise cursos, escolas, formações (presenciais ou online), conferências ou eventos. A oferta de recursos disponíveis para formação é hoje mais ampla do que nunca. Use a internet, redes sociais, bibliotecas,organizações ou instituições para descobrir maneiras diferentes de abordar os seus objetivos. 

Comece a ganhar experiência. Seja como um colaborador pontual, estagiário ou simplesmente voluntário. Encontre uma maneira de começar a criar experiência no seu novo campo de interesse. entre em contato com empresas ou instituições relacionadas ao seu novo objetivo para descobrir como fazê-lo.

Fortaleça a sua rede de contatos: agora deve incluir contatos vinculados aos seus novos objetivos profissionais. Lembre-se de procurar empresas e organizações, mas também profissionais do seu novo setor de interesses que possam ajudá-lo nessa mudança.

Participe em fóruns, participe em eventos de networking e comece a estabelecer relações com aqueles que partilham os seus novos interesses.

Transforme o seu currículo e o seu perfil: comece a adaptar as suas cartas de apresentação, currículos e perfis online ao seu novo objetivo profissional. É hora de descobrir as habilidades transferíveis e reformular as palavras-chave no seu perfil.

Contate com as empresas mais relevantes do novo setor, que lhe interessam: depois de começar a mudar e apostar num novo curso vai ganhar as ferramentas necessárias para começar a trabalhar no setor. É hora de entrar em contato com empresas que representam um target e oferecer o seu conhecimento e experiência. A auto-candidatura é uma ferramenta ideal para isso.


Aprenda a comunicar com eficácia com as empresas e obter o primeiro passo final em direção ao seu novo setor de interesse.


E pronto, por hoje é tudo! Espero que este artigo vos tenha ajudado de alguma forma.

25 comentários:

  1. Muito interessante. Infelizmente já não tenho idade para pôr em prática esses ensinamentos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu ando-me a focar naquilo que quero aprender e preciso e depois vou estudar muitooo para o tal concurso e que venha 2020 que espero que corra tudo pelo melhor!

    ResponderEliminar
  3. Dicas bem úteis... e que nunca são demais recordar...
    Assim haja empregos, que não nos brindem com más condições de trabalho, contratos precários, e horários absurdos... Tomara que 2020, traga mesmo, no sector laboral, melhores perspectivas para todos!...
    Beijinhos! Boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Boa escolha de artigo e óptimas dicas.
    Coragem para todos os que decidirem tomar este passo no novo ano!
    Beijinhos e Boa Semana.

    Rosa Limão |
    Lemon Rose

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Apesar de não tencionarmos mudar de profissão, o artigo dá umas boas dicas.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Nunca nem pensei em mudar de profissão.
    Podia mudar de Especialidade mas, gosto muito da minha Especialidade.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde:- Agora só quero paz e descanso, lol..E escrever poesia ...
    .
    …………… Poema ……………
    ^^^ Passaste simplesmente ^^^
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  8. Olá, Isa.
    Boas dicas!
    Acho que minha próxima profissão será... aposentada!

    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  9. Great post, Thanks for sharing, x
    I'm following you! X.

    ResponderEliminar
  10. Muito interessante! Estou mesmo querendo mudar de área então seu post veio em boa hora (até salvei ele pra usar de inspiração naqueles momentos que dá vontade de desistir). Diria que ainda estou no começo, nos dois primeiros passos, mas com calma eu chego lá!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Pois, estou como o Ricardo, lool. Tenho os netos para ajudar a tomar conta!:)


    Beijos. Boa tarde!

    ResponderEliminar
  12. Tens aí umas boas dicas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. Óptimas dicas para quem pretender tomar esse rumo! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  14. Oie Isa,
    As dicas são ótimas para quem quer arrumar um emprego agora no final do ano..

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
  15. É engraçado como existe resistência em mudar de área profissional (especialmente para aqueles que trabalham dentro de sua formação acadêmica). Meu marido fez isso, fez um novo vestibular aos 35 anos, se formou no segundo curso superior aos 40. Tem que ter humildade para sentar na sala de aula de novo com gente de 18 anos, começar tudo do zero, aguentar até piada de professor pela idade dele. Mas passou e ele não se arrepende de nada!

    ResponderEliminar
  16. Também vi e achei interessante!

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  17. Sempre bom estar informada, eu não pretendo mudar mas que quer é muito bom esse guia.

    ResponderEliminar
  18. Promoção até aceito.
    Mudar?
    Não, obrigado.

    ResponderEliminar
  19. Muito interessante e as dicas são ótimas!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar