domingo, 31 de agosto de 2014

Palácio da Brejoeira um Local com História

Se há lugares com história e que merecem ser visitados um desses locais é o Palácio da Brejoeira, que conta já com dois séculos de existência. A sua construção teve início em 1806, por ordem de um um rico morgado, fidalgo da Casa Real e cavaleiro da Ordem de Cristo, de nome Luís Pereira Velho de Moscoso, e concluída 28 anos depois, no ano de 1834. Em 1908 e já na posse de outro proprietário, um comerciante do Porto, o conselheiro Pedro Maria da Fonseca Araújo, inicia obras de restaura e remodelação. Decorria o ano de 1937 e Francisco d´Oliveira Paes, adquire o Palácio para oferecer à sua filha, Maria Hermínia d´Oliveira Paes, quando ela fez dezoito anos.
   
Situado na freguesia de Pinheiros concelho de Monção, está classificado como Património Nacional desde 1910, e apesar de ser propriedade privada a sua proprietária, Maria Hermínia d´Oliveira Paes, que em 1999 constituiu uma sociedade anónima, da qual é accionista, decidiu abrir as portas ao público e assim partilhar toda a beleza e relíquias escondidas.


Luxuosos salões, uma imensa biblioteca, jardim de inverno, capela, teatro, azulejos figurativos, pratas, loiças do oriente,  mobiliário de madre pérola e pau preto, são apenas algumas das relíquias que por lá podem encontrar.

Jardim das Camélias

Este sumptuoso Palácio, com uma área total de 30 hectares, é circundado por altos muros, e dele fazem  parte os jardins, lago, e o bosque que contem um imenso parque de essências arbóreas centenárias e pouco vulgares.
 A Ilha dos Amores

A Ilha dos Amores

Daqui podem ter uma vista privilegiada para a Ilha dos Amores

 Lago embelezado por nenúfares

  Lago embelezado por nenúfares

  Jardim das Camélias

 De um lado do lago encontra-se uma estátua, é a Deusa Flora, que representa a Deusa da fertilidade

Do outro lado do lago encontra-se outra estátua, é a Deusa Ceres, que representa a Deusa da agricultura

Avenida das Tílias 

Ao fundo da Avenida das Tílias podem ver um pombal, que hoje se encontra desactivado

Avenida dos Plátanos

Este recanto era onde as famílias se reuniam para conversar e descansar

E enquanto as famílias conversavam, os namorados tinham direito a um recanto mais privado, este era o banco dos namorados

 Mais um dos jardins do Palácio

Gruta

Para lá dos seus jardins cultivam-se 18 dos 30 hectares da propriedade, com vinha de casta Alvarinho, que a sua proprietária Hermínia Paes, transformou num dos mais emblemáticos vinhos da sub-região de Monção e Melgaço
 Vista sobre a vinha

Adega

Gostava de vos deixar algumas imagens do interior do Palácio, mas tal não é possível por não ser permitido aos visitantes tirarem fotos do interior. Mas digo-vos que vale mesmo a pena visitar. Podem ver aqui o site oficial do Palácio.


Sem comentários:

Enviar um comentário