domingo, 29 de setembro de 2013

Burel

Já ouviram falar do Burel? Para quem não conhece, saibam que o Burel é um  tecido Português, produzido com 100% de lã de ovelha, e em tempos passados muito usado na Serra da Estrela pelas gerações de serranos para se protegerem do frio, pela sua impermeabilidade e resistência, muitos eram os pastores e até ordens religiosas, que usavam este tecido  para se protegerem do frio nas suas longas caminhadas.

O Burel é produzido em Portugal pela Ecolã, fundada no inicio do século XIX, precisamente na Serra da Estrela, em Manteigas. Este tecido é produzido de uma forma artesanal à três gerações, e se nos anos 40 produziam e vendiam mantas e cobertores, na década de 90 o negócio expandiu. Para além de roupa também agora são produzidos chinelos, cachecóis, chapéus, echarpes, malas...tudo de uma forma artesanal.



O Burel está assim a fazer sucesso além fronteiras, e depois de ter chegado ao Japão, está também em países como a Alemanha, Itália, França e Espanha. Para continuarem a ver mais produtos fabricados com este tecido Português, podem fazê-lo aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário